sábado, 5 de outubro de 2013

MINICURSOS DA IV JORNADA DE ESTUDOS DE GÊNERO

Vamos ter ótimos minicursos na IV JORNADA DE ESTUDOS DE GÊNERO, vai perder? Dias 17 e 18 de outubro de 2013, das 19 às 21 horas, Bloco Multifuncional.

Minicursos:

- Profª. Drª Eunice Ferreira (UFPA) – Escrituras das Mulheres: enfoque científico na educação básica. 

- Prof.ª Debora Souza do Nascimento (CFCH/UFAC) - Formação do Acre: mulheres, história e literatura.

- Prof.ª Flávia Rocha (CFCH – UFAC) – O ensino de história como promoção da igualdade racial na escola.

- Profª Cecília Ugalde (IFAC) - Sentimento à flor da letra (Poesia e gênero).

- Prof. Airton de Mesquita Silva (IFAC de Sena Madureira) – Como estudar literatura? Ensino de Literatura no ensino médio.

- Profª Mayra Raelly, Profº Ceildes da Silva Pereira e Profª Márcia Verônica Ramos de Macêdo – As características do texto argumentativo- dissertativo.

- Profª Margarete Edul Prado Lopes – Gênero, Ensino de Literatura e novas tecnologias.

- Carlos Gomes – Gênero e Diversidade



Quem tiver interesse mande nome completo, endereço, email e telefone para nega.ufac@gmail.com até o dia 15 de outubro de 2013, ok?

VEJA O PRIMEIRO MINICURSO:
Universidade Federal do Acre-UFAC
Núcleo de Estudos de Gênero da Amazônia-NEGA
 IV Jornada de Estudos de Gênero e Literatura: o Ensino de Literatura e Linguagem – militâncias e as novas tecnologias
                          Coordenação: Profa. Dra. Margarete Prado Lopes

MINICURSO

   Escrituras das Mulheres: enfoque científico na educação básica 


Ministrante: Dra. Eunice Ferreira dos Santos (GEPEM/UFPA)- efsantos47@gmail.com
Data: 17 e 18/outubro /2013
Horário: 19h às 21h
Ementa:
 Justifica-se este minicurso na  necessidade de que a produção literária das mulheres se torne objeto de conhecimento no âmbito da escolarização básica, visto ser  instância formadora de leitores/as. Neste sentido, pretende-se proporcionar a docentes e/ou graduandos/as, que atuam/atuarão nos níveis de ensino fundamental e médio, subsídios metodológicos para elaboração e aplicação de projeto de ensino com enfoque de iniciação científica, de modo que o alunado seja direcionado a  atividades de coleta, catalogação e leitura de acervos literários (prosa e verso), assim também à formulação de registros biográficos,   por meio de entrevistas, fotografias etc.