sábado, 31 de janeiro de 2015

O NEGA visita Jackson Viana

No dia 30 de Janeiro de 2015, agendamos uma visita ao jovem escritor e poeta, Jackson Viana. A ocasião foi que lemos pelas postagens no Facebook que Jackson estava fundando uma Academia de Letras Juvenil aqui no Acre. Poderia haver motivo melhor para uma conversa?

Quem é Jackson Viana? Praticamente um menino prodígio, de sobrenome ilustre igual ao do nosso querido governador de Estado Tião Viana. Prodígio? Sim, ainda muito jovem, rapaz de 14 anos, ele já tem 03 livros publicados de prosa e poesia, com a audácia e grande empreendedorismo de criar e fundar uma Academia Juvenil de Letras no Acre, neste ano de 2015.  A mesma tem a sigla de AJAL = Academia Juvenil Acreana de Letras. A sede temporária fica na Biblioteca da Floresta, em espaço cedido pelo diretor Marcos Afonso, sempre apoiador e incentivador de iniciativas culturais e dos novos talentos.
                                       
Jackson Viana e Profª Margarete Lopes - 30/01/2015

Querem mais? Ela já ganhou prêmios, como a conquista do 1º lugar no 43º Concurso de Cartas dos Correios e Telégrafos, aos 13 anos. Na ocasião, ele declarou aos jornais:
“Eu escrevo desde os 8 anos de idade, e vem como algo natural para mim. Recebo apoio em casa e na escola e fiquei muito feliz de poder ter participado, mais ainda por minha redação ter sido escolhida entre milhares de outras enviadas por alunos de todo o país”, disse Jackson. (Em Página 20 - 10 de abril de 2014).
Ele conta que começou a escrever aos 08 anos terminou seu primeiro livro "Onde mora a Felicidade? Superando obstáculos e vencendo na vida", aos 12, com o qual ele gentilmente me presenteou durante a entrevista para o NEGA. 
Abro o livro com gosto para começar a ler e vejo no Sumário que o mesmo contém 03 capítulos e a sinopse está na contracapa: "... é a história de um casal que não se preocupava com Deus, embora sempre o procurasse quando precisavam. O casal se ligava e se preocupava somente com trabalho, contas, luxo e dinheiro. Um dia, devido a uma crise financeira, o casal perde tudo. Então, começa a enxergar e dar mais valor a Deus. Assim, eles conseguem vencer os obstáculos e descobrem onde mora a felicidade".  
O Jackson gentilmente autografa o livro para mim e confidencia sobre o professor Sergio Santos, que foi meu aluno no Mestrado em Letras da UFAC:

"Sergio Santos foi uma pessoa que ajudou muito no meu aprendizado. Por ele ter conhecimento nas Letras - e que conhecimento! - eu sempre pedia algumas dicas na hora de escrever, formatar e diagramar meu livro, além da ortografia, e nunca me negou, sempre disponibilizava uma pequena parte de seu tempo. Tenho que agradecer a pessoas assim, e buscar melhorar a nossa Cultura a cada dia mais" (Jackson Viana).


                       

Continuo lendo e descubro algumas notas biográficas, seu nome completo é Jackson Viana de Paula dos Santos, nasceu em Rio Branco, no estado do Acre, no dia 12 de dezembro de 2000. Mora aqui em Rio Branco, com sua mãe, Luzineide Viana, minha conterrânea, de Tarauacá, terrinha amada, e tem uma irmã Kateryne Susy e 2 irmãos: Clauderson Sampaio e Jairo Lucas. É para sua família que faz a dedicatória do livro, ainda acrescentando o sobrinho, a cunhada e a avó Julieta Viana.



Como todo bom escritor, ele é excelente leitor, conta que adora Cecília Meireles e olha o que ele estava lendo e vi em cima de sua mesa de trabalho. Nada menos que a poesia de Sylvia Orthof.



 Ofereço a ele algumas publicações dos eventos do NEGA, como os Anais das Jornadas de Estudos de Gênero e Literatura, para que ele vá aumentando o acervo da nova AJAL. 
A nova academia, AJAL, está com inscrições abertas para jovens escritores de 12 a 18 anos, tem 40 vagas, portanto 40 cadeiras, como é de praxe em todas as Academias de Letras espalhadas pelo Brasil. O mandato de cada membro será de 04 anos, podendo ou não ser renovado, os interessados podem procurar o Jackson na Biblioteca da Floresta ou pegar as informações no blog do jovem autor. E ele me revela que é preciso ter coragem para fazer este tipo de trabalho. Conta que ele mesmo procura "batalhar". Muita gente pensa que a mãe dele é professora, que ela que lhe dá as ideias de como fazer as coisas. Mas nada disso acontece, a ideia de fundar a AJAL foi iniciativa do Jackson mesmo.
Ela já tem em vista uma lista para selecionar os novos membros e também um Estatuto prontinho para ser aprovado e colocado em prática:
                                  

No dia 19 de janeiro de 2015, o excelente blogueiro Isaac Melo fez uma resenha sobre o Jackson Viana, da qual recomendo a leitura, e aliás recomendo tb ler sempre o blog. Vai o link

http://almaacreana.blogspot.com.br/2015/01/jackson-viana-o-jovem-talento-da-poesia.html#

De lá emprestei um soneto do Jackson, que pertence ao seu segundo livro "Aprendendo a Viver", de poemas e sonetos, para que possam verificar, que sendo tão jovem, já tenha tanta maturidade na escrita, a começar pelo título do soneto:

JOGUEI PRO ALTO MINHAS DORES PRESCINDÍVEIS
de Jackson Viana

Joguei pro alto dores prescindíveis.
Deixei reinar a minha voz, meu grito,
Desprender-me-ei desse forte rito,
pois me rodeiam corpos invisíveis....

Resta-me ainda aquela fria cama,
que vira leito meu, em meu martírio...
que vira alento, mesmo em delírio....
E vira cobertor de quem me ama

Nada passou! Restaram tantos pesos...
E acertam hoje este pés ilesos
As mesmas flechas vis, irreprimíveis...

Também se vão sos que tomam espaços,
Como um dia, junto aos meus pedaços,
Joguei pro alto dores prescindíveis

Finalizamos nossa agradável conversa tomando um gostoso cafezinho e firmando aliança para um Curso de Extensão, ou melhor dizendo uma oficina de Criação Literária, na UFAC, para jovens talentos, os futuros membros da AJAL, ministrada por mim e outros escritores, como o já citado professor e escritor Sergio Santos, e outros a serem convidados como o Antonio Stelio, Vássia Vanessa e quem quiser colaborar, em uma parceria da UFAC e Biblioteca da Floresta. Sei que o Marcos Afonso iria gostar.... Com previsão de ser realizada em abril ou maio de 2015, depois de feitos todos os trâmites de aprovação do projeto da Oficina, na Pró-Reitoria de Extensão.

Termino então recomendando a leitura dos escritos deste novo talento mirim em plagas amazônicas, no Acre, o Jackson Viana, e também uma visita a esta maravilhosa Biblioteca da Floresta, rica em acervos de coisas do Acre e da Amazônia e aproveitem para conhecer a AJAL. Olhem o link
http://academiajuvenilacreanadeletras.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário