quinta-feira, 31 de maio de 2012

NEGA faz workshop da domésticas com sucesso

NEGA fez Seminário/workshop para Empregadas Domésticas na UFAC, com apoio da CUT e Sindicato das Domésticas:

No dia 11 de maio de 2012, na sala 05 do prédio Multifuncional, andar térreo, na UFAC, ao lado do Centro de Educação, Letras e Artes foi coordenado pela professora Doutora Margarete Edul Prado Lopes o Seminário/Workshop "No mundo do trabalho o a importância e o lugar das secretárias do Lar", com palestras ministradas pelas professoras Almerinda Cunha, do Fórum Permanente de Educação Étnico Racial; Luciana Marino do Nascimento, da equipe do NEGA e Diretora de Pós-Graduação e pela estudante de graduação em Psicologia pela UNINORTE, Thaís Maldonado de Souza:

 
Tivemos presença de cerca de 30 pessoas, com a companheira Rosana da CUT, a presidente do Sindicato das Domésticas Jane Aparecida da Silva e representantes da SEP Mulheres, além do eterno companheiro de lutas Lhé...


Tivemos a oportunidade de falar com empregadas domésticas, serventes, faxineiras sobre a importância de assinar carteira de trabalho, pois somente 7% delas trabalham com carteira assinada no Estado do Acre.


Além das palestras as servidoras do lar receberam orientação de como ter uma melhor postura no trabalho, lidar com problemas de assédio moral e sexual, por partes dos patrões. Foram 10 empregadas domésticas participantes, com direito a certificado e coquetel de encerramento. 




A meta agora e repetir o mesmo workshop pelo bairros de Rio Branco, conscientizando mais trabalhadoras do lar das lutas pela igualdade de direitos trabalhistas, pela direito de trabalhar com carteira assinada. Estes workshop são o passo inicial de todo um trabalho de capacitação de empregadas domésticas habilitadas também para cuidar de crianças e idosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário